background

Concurso literário sobre os 100 anos de Guanambi

Na tarde desta terça-feira (30), o escritor Rique Silva, vencedor do Concurso Literário “Guanambi 100 anos – vamos contar essa história”, assinou contrato com a UniFG para a elaboração de um livro que contará a história de Guanambi. O projeto é uma iniciativa do Centro Universitário e faz parte das comemorações do centenário da cidade.

O projeto pretende resgatar o percurso histórico de Guanambi, destacando sua importância como polo de crescimento para a região do sertão produtivo, valorizando seus personagens, literatura e cultura locais. O concurso selecionou autores para a confecção de uma obra inédita de literatura, do gênero narrativo de não-ficção, com temática referente ao percurso histórico do centenário da cidade. Dentre os participantes, o escritor Guanambiense Rique Silva conquistou o primeiro lugar, recebendo como premiação a publicação de um livro pela editora da UniFG.

Para o autor da obra “Guanambi Sociedade Anônima (SA)”, a iniciativa da UniFG em valorizar a cultura local, só demonstra o compromisso que a instituição tem com a cidade. “A UniFG tem uma história a ser contada, pois ela faz parte da sociedade e vem deixando sua marca ao longo dos anos. Por isso, eu acredito que esse seja um ponto de encontro interessante entre a universidade e a comunidade. Eu sou muito grato pela oportunidade de poder contar um pouco da história desse lugar que eu tanto amo”, afirmou Silva.

O Prof. Georgheton Nogueira, Reitor da UniFG, destacou a importância do projeto para a preservação e registro da história de Guanambi, especialmente em seu centenário.  “Uma nação se faz de memória e história. A academia tem um olhar através de uma janela muito específica,, por isso faz-se necessário um diálogo com pessoas de outros movimentos, que possuem outras vivências, que estão em outras organizações sociais, para que os mesmos possam fazer os seus recortes, dando sua contribuição a preservação da memória da nossa cidade”, disse Nogueira.

 

Entre em contato conosco através do e-mail

cl100anosgbi@centrouniversitariounifg.edu.br