background

Projeto Educadores

TECENDO SABERES, RESGATANDO MEMÓRIAS: EDUCADORES DE GUANAMBI

 

O projeto Tecendo Saberes, Resgatando Memórias: Educadores de Guanambi faz parte das celebrações dos 15 anos da UniFG e dos 100 anos de História de Guanambi, representando uma devolutiva simbólica da gratidão que temos pela cidade e por nossos educadores.

Comprometida com a qualidade da educação e a formação de profissionais que possam modificar, para melhor, a realidade local, a UniFG tem buscado empreender forças no sentido de valorizar a educação e os educadores, exemplos de dedicação, perseverança, resiliência e sabedoria, que modificam vidas, transformam realidades, ampliam horizontes e alimentam sonhos todos os dias.

Esse projeto é um exemplo concreto desse movimento transformador que a educação é capaz de promover, seja a partir da formação propriamente dita e/ou através dos mestres e das marcas que inscrevem na história de cada um de nós. Foi concebido para dar visibilidade ao trabalho docente, desde o aprimoramento formativo, necessário à atuação profissional, até os mestres que marcam nossas trajetórias de vida escolar, os quais, por vezes, permanecem no anonimato ou na ausência de um valor/lugar social do reconhecimento que merecem.

Nesse cenário, construímos duas intenções fundantes para nosso projeto. Ao Tecer Saberes faremos a proposição e oferta de capacitações, de curta duração, para professores que atuam em salas de aula, das redes públicas e privadas, na Educação Básica. A instituição compreende que pode, através destas formações, contribuir significativamente com as demandas/carências formativas sinalizadas pelos professores que atuam nesse segmento.

Ao Resgatar as Memórias vislumbramos a possibilidade de, em mais um movimento de conexão entre a UniFG e a comunidade guanambiense, com especial parceria da Fundação Joaquim Dias Guimarães, homenagear os antigos mestres que ajudaram a construir a história da educação em nosso município, sendo pioneiros em projetos, vencendo desafios e acreditando da força decisiva que a educação tem na vida das pessoas.

A primeira edição de homenagens ocorreu na semana do aniversário de 99 anos da cidade. Contemplou os mestres que se encontram vivos, nascidos entre as décadas de 1920 e 1940. A partir do próximo ano e nos seguintes, faremos as homenagens aos demais mestres (das décadas de 1950 até os dias atuais, sempre em grupos), bem como a eleição e premiação dos demais profissionais que se destacam/destacarem na cidade no âmbito educacional.