background

PROFESSOR DÉCIO LIMA DE NOVAES

O senhor Décio Lima de Novais nasceu, em Rio de Contas-BA, em 4 de agosto de 1923. Era filho de Leobino Lima de Novaes e de Amélia Ribeiro de Novaes. Casou-se com Maria Angelina Faria de Novaes, natural de Guanambi-BA, em 19 de setembro de 1950. Dessa união nasceram 10 filhos: Harum-Al-Raschild, Abd-ul-Ramid, Abd-ul-Lafit, Shalimar, Rosê-mar, Nefretitte, Farid, Sarita, Sarah e Tágide.

Décio Novaes foi professor, diplomado pela Escola Normal de Caetité (1946) e Técnico em Contabilidade, pela Escola Comercial Edvaldo Flores, em Vitória da Conquista. Foi um dos fundadores do Ginásio de Guanambi (hoje Colégio Estadual Governador Luís Viana Filho), sendo Diretor desse Ginásio. Em Guanambi, atuou também como funcionário do DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra as Secas) e funcionário do Banco da Bahia.

Em sua vida profissional docente atuou no antigo Ginásio de Guanambi, até 1963; no Ginásio e Escola Normal de Igaporã, até 1972, e no antigo segundo grau, do Instituto de Educação Euclides Dantas, em Vitória da Conquista, até 1985; sempre como professor de Matemática.

Além disso, o professor Décio foi Monitor da Escola de Administração Fazendária da Bahia, Chefe da Seção de arrecadação da Delegacia Regional de Vitória da Conquista, até 1985 e auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado.

Sempre ético e honrado, contribuiu imensamente com a educação de Guanambi e sempre foi respeitado por aluno e colegas de profissão.

Faleceu em 15 de maio de 1998, com 75 anos de idade.

Fonte: Biografia elaborada pelo filho Abd-ul-Ramis Faria de Novais

 

 

Entre em contato conosco através do e-mail

cl100anosgbi@centrouniversitariounifg.edu.br