background

Espetáculo Mnemosine Beija-Flor

Em comemoração ao centenário de Guanambi, o Centro Universitário UniFG, que tem a sua história entrelaçada com a história da cidade, presenteou os guanambienses com o espetáculo Mnemosine Beija-Flor. O evento foi realizado na noite do último sábado (03), na Praça Coronel Cajaíba (conhecida como praça do Mercado das Artes) no centro da cidade, e reuniu cerca de três mil pessoas.

A história do foi contada em pouco mais de 1h, com cerca de 150 atores, profissionais e amadores, com direção artística de Karla Viviane, renomada profissional da arte e dança em Guanambi e região. Em entrevista, Viviane destaca que as apresentações rememoraram capítulos peculiares da história guanambiense, o que possibilitou aos espectadores uma profunda identificação com o espetáculo.

“Esses dias que antecederam o espetáculo eu falava que se faz sentir, faz sentido. Eu acredito que todos que assistiram a apresentação foram tocados de alguma forma, pois era a nossa história, sendo contada em arte, dança e música” declarou, destacando que a perspectiva é de uma mudança comportamental dos guanambienses em relação à cultura local. “Eu espero que este espetáculo seja um divisor de águas em Guanambi, e inaugure um novo tempo na produção artística e cultural da cidade”, disse.

A coordenadora de Cultura da UniFG, Profa. Adriana Bomfim, falou da emoção após o fim do espetáculo, que vem sendo organizado desde 2018 pelo Centro Universitário UniFG. “Nós fizemos o que tínhamos de melhor para a cidade. Tentamos valorizar o que é da terra, aquilo que de fato fala das nossas raízes, nossas origens. Eu tenho certeza que o Mnemosine Beija-flor vai ficar marcado na memória de cada pessoa que esteve na praça”, afirmou.

O Mnemosine Beija-Flor faz parte de um conjunto de ações do Centro Universitário UniFG que comemoram o Centenário de Guanambi. Em 2018 foi lançado o site guanambi100anos.com.br, que divulga as diversas atividades realizadas pela instituição, como o lançamento de um livro, que narra a história da cidade.

Confira alguns momentos do espetáculo Mnemosine Beija-flor.

Entre em contato conosco através do e-mail

cl100anosgbi@centrouniversitariounifg.edu.br