background

Deomídio Neves de Macêdo Filho

Sr. Deomídio Neves de Macêdo Filho, nasceu na região de Canabrava – BA, em 25 de agosto de 1903. Casou-se com Letícia Angélica da Conceição, os quais tiveram 09 (nove) filhos. Desses filhos apenas 03 (três) chegaram à fase adulta: Gutemberg Neves de Macêdo, Jaime Neves de Macêdo e Wanderley
Neves de Macêdo. Hoje falecidos.
Durante sua existência, o Sr. Deomídio Neves de Macêdo Filho exerceu várias profissões, tais como: alfaiate, radiotécnico, maestro/clarinetista, professor de música e comerciante/sócio do seu filho Gutemberg.
A família Macêdo criou os filhos praticamente na rua 02 de julho, no centro da cidade de Guanambi – BA. Na loja, denominada GUNEMA – (Gutemberg Neves de Macêdo), localizada no mesmo endereço residencial. Lá, vendiam-se rádios, gravadores, vitrolas e peças de uma forma geral para estes
equipamentos.
O Sr. Deomídio era um homem autodidata. Em tudo que investia para aprender atingia seus objetivos com perfeição. Podemos dizer que ele era um homem além do seu tempo. Jogador de xadrez, campeão nessa modalidade nos torneios realizados em Guanambi – BA. Construía os tornos mecânicos e torneava as peças de xadrez, fabricando os tabuleiros para jogar com seus amigos em frente da sua residência à Rua 02 de julho, em Guanambi – BA.
Por volta de 1953, o Sr. Deomídio Macêdo Filho, residia em São Paulo – SP, quando se deparou com uma banda tocando. A sua curiosidade aguçada observava, com carinho, o clarinetista emitir sons fantásticos, que emocionavam a todos os presentes. Por um impulso, Sr. Deomídio se aproximou do instrumentista e solicitou algumas informações. O jovem o orientou e lhe entregou o instrumento para que o mesmo pudesse soprá-lo.
Todos ficaram surpresos com o som que conseguiu executar pela primeira vez no clarinete. A partir daquela data, Sr. Deomídio comprou o aparelho musical e passou a estudar partitura.

Ao retornar de São Paulo para Guanambi – BA com a família, naquela época, já era um exíminio maestro/clarinetista, passando a fazer parte do quadro de professores licenciados do ano de 1956, do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho.
Várias pessoas que foram alunos do professor Deomídio Filho, tornaram-se músicos e outros tantos aprenderam a divisão musical. O mestre Deomídio Macêdo Filho ensinou música para os filhos: Gutemberg, Jayme e Wanderley e montou a sua própria banda, animando os carnavais da pequena Guanambi.
A prefeitura municipal de Guanambi – BA inaugurou no dia 12 de agosto de 1995, véspera do aniversário da cidade, a escola de iniciação musical denominada Deomídio Neves de Macêdo Filho, em homenagem a ele. Esta escola tem formado vários músicos desde a sua fundação. Nesse sentido, é de suma importância que a prefeitura da nossa cidade possa investir e preservar este local de aprendizagens musicais.
Outro fato importante que esse homem realizou, foi na década de 1940, quando recebe de presente das mãos do Sr, Eudalbio Freitas, irmão do Sr.
Estácio Freitas, um exemplar de O Livro dos Espíritos e, com a leitura dessa obra, Sr. Deomidio ficou encantado com a Doutrina dos Espíritos – o Espiritismo. A partir daí, começa a estudar em sua residência esta ciência, filosofia e religião.
Em 22 de novembro de 1948 o Sr. Deomídio Macêdo Filho funda, juntamente com outros confrades e confreiras: Mário Teixeira, Deolinda Martins (D. Dedé), Letícia Angélica de Jesus e outros, o 1º centro espírita da cidade: O Núcleo Espírita Obreiros do Porvir, situado na Praça da Igreja Católica (fundo da
Igreja). Naquela praça praticamente só tinha a Igreja e ao redor era mata nativa.
Atualmente, o Núcleo Espírita Obreiros do Porvir está localizado à rua D. Pedro II, perto da Escola Municipal Getúlio Vargas. A sede inicial está alugada para ajudar na manutenção do Centro Educacional Lar das Crianças, fundada pelo Sr. Edgard Spinola Teixeira.
Em 1991, com 88 anos de idade, Sr. Deomídio Neves de Macêdo filho se despede da Terra, através da morte do corpo físico, deixando grande legado para Guanambi – BA.

Por: Deomídio Neves de Macêdo Neto – 15-09-18.

Entre em contato conosco através do e-mail

cl100anosgbi@centrouniversitariounifg.edu.br