background

LAERT RIBEIRO

Dr. Laert Ribeiro da Silva nasceu em 1º de maio de 1913, em Salvador-Bahia, Filho de Lafaiete Ribeiro da Silva e Jovina Anolina Oliveira Ribeiro da Silva, ainda jovem formou-se em Ciências e Letras pelo Mosteiro de São Bento em Salvador. Cursou a Universidade Federal da Bahia, diplomando-se em Medicina em 1946. Tinha o desejo de conhecer melhor o sertão do estado; então, em 1947, a convite de um amigo, iniciou sua carreira médica em nossa cidade. Em 10 de setembro de 1949, casou-se com uma jovem guanambiense, Dona Guiomar Santos Ribeiro da Silva, com quem teve quatro filhos.

Foi estimado por todos, por conta de sua simpatia e bondade. Inúmeras vezes socorreu parturientes e idosas fora da cidade, mesmo sabendo que não iria receber nada em troca. Também, seu consultório serviu de pronto socorro para alojar doentes que vinham ao seu encontro e não tinham onde ficar.

Fundou e fez funcionar o primeiro clube social de nossa cidade. Criou e deu forma à Associação de Amigos de Guanambi. Foi um dos idealizadores e co-fundadores, na década de 1950, dos dois primeiros colégios de Guanambi, o Ginásio de Guanambi e a Escola Normal São Lucas, que prestaram relevantes serviços à sociedade local.

Morou em Guanambi por, aproximadamente, 15 anos. Em seguida, transferiu sua residência para Caetité, onde atuou como médico do Estado, clínico particular e professor. Em 1963, retornou para Salvador, onde foi professor e vice-reitor do Colégio Severino Vieira e médico do 15º Centro de Saúde. Faleceu em 28 de maio de 1987, aos 74 anos de idade, por conta de uma infecção hospitalar. No fundo da casa nº 151, da Rua 7 de Setembro, encontra-se o sepulcro do fundador da cidade de Guanambi.

Fonte: Acervo da Escola Municipal Doutor Laert Ribeiro, localizada à Praça Domingos Jesulino Pereira, nº 90, Bairro Brasília, Guanambi-BA.

Entre em contato conosco através do e-mail

cl100anosgbi@centrouniversitariounifg.edu.br